wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/sevenweb/paesdacosta.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home4/sevenweb/paesdacosta.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114Inicialmente quando pensamos nessa palavra complexa e atualmente tão utilizada, temos em linhas gerais:
Compliance significa a grosso modo, conformidade. E foi um conceito que passou a ser mais explorado no Brasil após a edição da Lei anticorrupção 12. 846 de 1º de agosto de 2013.
Quando as pessoas jurídicas de direito privado passaram a ter a responsabilidade objetiva, administrativa e civil, por atos lesivos cometidos por seus dirigentes (artigo 3º), as empresas adotaram programas para implementar medidas para minimizar os riscos que podem causar a sua imagem e a de seus próprios empregados, funcionários e/ou colaboradores.
Um dos pilares do compliance é a documentação que vai dar validade a missão, valores e visão da empresa. A partir deste conhecimento, o empregado, funcionário ou colaborador vai precisar de treinamento.
Esse treinamento terá que ser elaborado por uma comissão formada por pelo menos 4 áreas de empresa: jurídico, gestor de área, líder de área e RH.
Se a empresa não for de grande porte, ao menos o RH (departamento pessoa)l, advogado e gestor. Nessa comissão serão discutidos em todos os níveis a gestão de riscos a que a empresa está submetido.
Da análise e avaliações deste comitê é que nascerá o código de conduta, que vai gerir as informações coletadas, onde serão mapeados os riscos e as respectivas soluções, quando as ameaças e vulnerabilidades surgirem. Esse código de conduta será um verdadeiro guia de relacionamento entre empregado e empregador, com base nos guia de melhores práticas consolidadas mundo a fora. (ISO, NIST) .
A partir do treinamento exaustivo dos empregados, a empresa através de seus gestores poderá cobrar metas de cumprimento. Portanto se o empregado desrespeitar qualquer das regras pré estabelecidas e causar riscos ou suscetibilidades ao seu empregador, o empregado poderá ser punido. Com advertência, suspensão ou justa causa.
A governança corporativa será uma útil ferramenta, já que com a evolução da tecnologia novos desafios surgirão, mas o empregados, funcionários e colaboradores terão que ser orientados acerca das informações e confidencialidade dos dados.
A confidencialidade dos dados precisa ser cuidada, já que a tecnologia está em franca evolução. A proteção destes dados é atualmente protegida por Lei (Lei Geral de Proteção de dados) e poderá ser solicitada a qualquer tempo, através do RIPD, (Relatório do Impacto de Proteção de Dados).
Por fim, é muito importante que todo esse processo de conscientização, capacitação e treinamento seja documentado fortemente para dar respaldo a futuros problemas de inadequação ou ilicitude que possam vir a ser questionados.
Referências bibliográficas:
Resumo de Petruschka Costa, segunda parte, extraído pela participação no TREINAMENTO LGPD NAS RELAÇÕES DE TRABALHO TEORIA E PRÁTICA de Rodrigo Marques e Rafaela Sionek 2020.